Mão-de-obra de detentos auxilia no combate ao Coronavírus

05/04/2020

Enquanto autoridades, profissionais da saúde e comunidade científica se debruçam para desvendar os mistérios em torno do Coronavírus, em busca de respostas que levem à estagnação da doença, um tratamento eficaz e à cura, pequenos gestos de solidariedade vêm se somando a esse movimento mundial. Sem estrutura física e material que deem conta de atender a demanda de novos casos que chegam à rede de saúde, os hospitais estão contando com ajuda de todas as ordens.

E vem do interior das prisões uma das forças de trabalho que está auxiliando a produção de insumos necessários para esse momento delicado. Seja na confecção de máscaras, lençóis ou atuando na construção de novos espaços, a mão-de-obra de detentos e detentas se soma a outras com o objetivo de auxiliar os profissionais da área da saúde que estão na linha de frente.

Na Penitenciária Modulada de Charqueadas, 12 apenados já estão trabalhando na produção de máscaras de proteção ao vírus. A expectativa é de  que o grupo produza 8 mil itens por semana. A iniciativa partiu da administração da casa prisional em parceria com um empresário. O material é fornecido pela SUSEPE, que também fará a doação dos acessórios conforme ficarem prontos.  

Mão-de-obra de detentos auxilia no combate ao Coronavírus
Em Lajeado, detentas confeccionaram máscaras que foram destinadas
aos trabalhadores de transporte urbano do município

(Foto: Divulgação/Comarca de Lajeado)

As detentas do Presídio Estadual Feminino de Lajeado também estão produzindo máscaras que serão doadas ao Município. A Juíza Luciane Inês Morsch Glesse, da Vara de Execuções Criminais (VEC) Regional de Santa Cruz do Sul, a quem a casa prisional está vinculada, conta que foi montada uma oficina de costura, com três máquinas industriais, para que o trabalho fosse realizado. No último dia 2/4, foram entregues 200 máscaras de TNT ao Conselho da Comunidade de Lajeado. O material foi destinado para servidores do transporte urbano do município. "Após o período do COVID-19, a oficina de costura será destinada à confecção de uniformes para apenados", explica a magistrada.

Em Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, um preso do regime semiaberto se voluntariou para auxiliar na construção de uma nova ala do Complexo Hospitalar para abrigar pacientes com Coronavírus. O espaço contará com 40 leitos de isolamento. Titular da 1ª Vara Criminal e da Vara de Execuções Criminais da Comarca, a Juíza de Direito Fernanda Ghiringhelli de Azevedo explica que a indicação do detento decorre das suas boas referências e competência profissional. O trabalho voluntário foi autorizado pelo titular da VEC Regional de Caxias do Sul, Nilton Filomena.

A magistrada relata que a Penitenciária Estadual também está organizando um espaço para confecção de máscaras, trabalho que será realizado por detentas. "Já foram recebidas máquinas pela SUSEPE e houve a doação de duas máquinas e diversos materiais. O Conselho da Comunidade da Execução Penal é muito atuante e sempre colabora nessas situações¿. Para ela, essas iniciativas servem para que ¿a população se conscientize de que presos são seres humanos como qualquer um, e capazes de se recuperar, desde que recebam oportunidades".

Em Cruz Alta, cinco detentas do Presídio local confeccionaram 17 jogos de lençóis para o hospital São Vicente de Paulo. As peças serão utilizadas na área de internação de pacientes com COVID-19. A produção voluntária ocorreu nas próprias celas delas, em período alternativo às oficinas que participam nos presídios.

Texto: Janine Souza
Assessora-Coordenadora de Imprensa: Adriana Arend
imprensa@tjrs.jus.br